15 de mar. de 2009

Troca do cabo do velocímetro

Pessoal,

Fiz uma viagem para Arraial do Cabo em Janeiro de 2009 e tive que trocar o cabo do velocímetro. O que esse "cabo" faz?


O cabo do velocímetro tem um sensor em forma de "mola" que é interligado na roda dianteira e diz, apartir do aperto gerado no cabo pelas rotações da roda qual a velocidade está naquele momento. É um sistema muito interessante que me foi explicado por um amigo amante de automobilismo e profundo conhecedor de ferramentas de medição. A partir desse cabo também é fornecida a kilometragem do odômetro parcial e total. Se esse cabo for rompido, nenhum desses 3 sistemas funcionará.
O problema de rodar sem esse cabo é não saber em que velocidade está se passando nos malditos radares nas estradas - além de ter a kilometragem de abastecimento paralisada, dando mais emoção para a viagem.
A minha sorte foi que existe uma concessionária da Suzuki em Cabo Frio e ai pude comprar e trocar.

Essa é a parte que fica no painel esquerdo (de quem senta na moto). Com um alicate ou com um pouco de força na mão, afrouxe o fixador.
Na roda, a outra extremidade do cabo está a direita (de quem está sentado na moto). Afrouxe o fixador e faça a troca dos cabos normalmente.
Preste a atenção pois as pontas são diferenciadas.
Abraços e boas estradas.

3 comentários:

Fred disse...

O meu quebrou com 29km rodados...
ai troquei, mas quando troquei, ja tinha rodado uns 600kms...

Anônimo disse...

Interessante o meu tb quebrou c/ 02/03meses que eu comprei a intruder.

Filho Digital disse...

Uma vez, meu velocímentro parou de funcionar e tive que trocar o cabo. Recentemente, o velocimetro voltou a parar de funcionar, mas desta vez não foi o tal cabo. O problema estava no retentor que empenou (como? ninguem sabe!), atrapalhando as engrenagens do DESMULTIPLICADOR, assim não transmitia o giro para o velocimentro. Gastei R$ 2,50 na Suzuki pra resolver o problema.