Pessoal,

Postarei durante algumas semanas um utilitário que compõe o manual de serviço da Intruder 125. Essas informações são utilizadas pelos mecânicos da Suzuki quando uma moto chega apresentando determinado problema. Utilizem esse manual de problemas quando tiverem alguma anormalidade na moto e queiram fazer as verificações. Utilizem também esse esquema quando seu mecânico condenar uma peça ou um sistema, sem antes verificar os outros componentes.

Achei muito úteis essas informações e estou postando para que vocês identifiquem problemas quando ocorrerem.

Falaremos inicialmente sobre o item SISTEMA ELÉTRICO:

ProblemaSintoma e causas possíveisSolução

Não há faísca ou faísca insuficiente1. Bobina de ignição defeituosaSubstituir
2. Vela de ignição defeituosaSubstituir
3. Módulo de ignição defeituosaSubstituir
4. Bobina captadora defeituosaSubstituir
5. Unidade CDI defeituosaSubstituir

Vela de ignição fica rapidamente suja com carvão1. Mistura ar/combustível muito ricaAjustar o carburador
2. Marcha lenta muito aceleradaAjustar
3. Tipo incorreto de gasolinaTrocar
4. Elemento de filtro de ar sujoLimpar
5. Vela de ignição muito friaSubstituir por um tipo mais quente

Velas de ignição ficam logo sujas1. Anéis do pistão desgastadosSubstituir
2. Cilindro ou pistão desgastadoSubstituir
3. Folga excessiva na haste/guia da válvulaSubstituir
4. Vedador de óleo desgastadoSubstituir

Eletrodos das velas superaquecidos ou queimados1. Motor superaquecidoAfinar
2. Vela de ignição soltaReapertar
3. Mistura ar/combustível muito pobreAjustar o carburador
4. Vela de ignição muito quenteSubstituir por um tipo mais frio

Alternador não carrega1. Fios com circuito aberto, em curto ou conexões soltasReparar, substituir ou reapertar
2. Bobina do alternador aterrada, em curto ou com circuito abertoSubstituir
3. Regulador/retificador em curto ou danificadoSubstituir

Alternador carrega, mas a carga está abaixo da especificação1. Fios tendem a ficar em curto, com circuito aberto ou soltos nos terminaisReparar ou reapertar
2. Bobina do estator do alternador aterrada ou com circuito abertoSubstituir
3. Regulador/retificador defeituosoSubstituir
4. Quantidade insuficiente de eletrólito na bateriaAdicionar água destilada
5. Placas das células da bateria defeituosaSubstituir a bateria

Sobrecarga do alternador1. Curto-circuito interno na bateriaSubstituir a bateria
2. Elemento do resistor do regulador defeituoso ou danificadoSubstituir
3. Aterramento incorreto do reguladorLimpar e apertar a conexão do fio terra

Interruptor de partida não funciona1. Bateria descarregadaReparar ou Substituir
2. Contato do interruptor defeituosoSubstituir
3. Escovas não estão corretamente assentadas no computador do motor de partidaReparar ou substituir
4. Relé de partida defeituosoSubstituir

Comentem suas experiências!

Abraços

85 comentários:

Unknown disse...

possuo uma intruder 125, está com 3800km, e já apresenta problemas…a lâmpada da lanterna já queimou 3 vezes (isso é o mínimo), atualmente ela está desligando (morrendo) de repente enquanto anda, nesse momento verifico se está chegando gasolina ao carburador,OK …então verifico se a vela está com centelha,ÑOK… tento ligar, ela parte mas não pega...espero uns 5-10 min, tento de novo e funciona... deu uma vez no dia 23/11/09, não liguei muito, deu dois dias depois, duas veses e no dia seguinte ao levar pra concessionária mais três veses no percurso)…já levei até a autorizada, mas eles deram pouco caso, verificam a carburação, regulam a corrente de comando, olham aqui e ali, porém na parte elétrica não fizeram nada…liberaram a moto e disseram pra eu andar e caso desse problema novamente voltasse lá, eu disse a eles que com certeza voltaria, pois o problema é na elétrica (bobina de ignição, CDI, sei lá onde)…e deu no dia 27/11 (uma vez), dia 28 (três vezes), dia 30 (três vezes)...voltei lá no dia 01/12/09, então ficaram com a moto para investigar a causa do problema...estou aguuardando

Betinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Betinha disse...

Possuo uma Vistron e está apresentando problemas eletrônicos, a borboleta dela está com problemas, no painel dela fica aparecendo ´´F1´´, como faço tb para tirar isso do painel. Ninguém sabe diagnosticar. Já tentaram usar programas para diagnosticar e tentar consertar, mas não dá certo. Com posso mexer nesta moto na parte eletrônica dela e consertar problemas. Peço sua ajuda nessa situação. Grato.

Fabio Peanut disse...

Marcos, eu tenho uma Yes 125 (8.800 Km) com o mesmo problema. Levei a uma oficina (não autorizada) e fui muito bem atendido. O mecânico checou a carburação, pois a moto não apresentou problemas na oficina, depois checou a bateria e disse que o sistema elétrico da Yes é completamente dependente da bateria. Estava tudo Ok. Dias depois, ela deu problema novamente e fui aconselhado a trocar a bobina de ignição (R$ 40,00 em média) e pronto! Solucionado. O CDI dificilmente vai cortar a ignição de uma única vez, ele começa "falhando" como se fosse problema de carburação e, depois, desregula a faísca e chega a dar uns estouros na ponta do escape.

Joven de esperança disse...

ola amigos venho pedir a ajuda de vocês pois moro em uma cidade onde a deficiência de mecânicos preparados para mexer na trude, que aconteceu? perdi chave da ignição tiver q fazer um direta nisso deu um curto quanto entrou em contato com o guidão. assim não esta ligando farol nem pisca nada , se alguem jA PASSOU POR ISSO PEço juda.

don disse...

Infelismente pessei por este problema, mas infeslismente acho que fui enrrolado, fui na Suzuki mexeram falaram que era o alarme, tirei o alarme, continuou! Ai fui la de novo ai ja foram pro cdi, resumindo gastei 610 reais e ainda continuou o problema fui la ai mexeram de novo ai falaram que era a ignição, colocaram um suposto cdi que era meu pois havia esquecido lá. Acho que fui enganado!!!

Unknown disse...

Boa tarde ,tenho uma burgman 125 ano 2007 ,quando eu ligo ela e ligo a lanterna ,a luz do painel fica forte e depois fica fraca,quando a luz fica forte a moto corta para andar e fica afogando ( fica igual uma titan quando você corneta com o afogador puxado) enfim ,ontem ela parou ,estou suspeitando que foi o cdi ,pois não está vindo corrente no cabo de vela. Se já aconteceu isto com você me ajude.

Unknown disse...

oite, preciso de ajuda não sei oque fazer com a minha suzuki yes 05, comprei ela de uma mulher estava com 12mil rodados só que essa moto bate 90km apenas, isso esguelando a moto de 5 saindo do conta giro não sei oque fazer parece que não está desenvolvendo a última marcha ou pode ser a cdi da 05 me ajudem por favor :( chega os 90 não passa Tbm não parece forçar o pistão.. Mais sai do contagiro

Martini disse...

Boa noite meninos! Tenho uma burgman 125 2007 e ela não pega quando esta fria. Já levei na autorizada, mecânico, gastei 400,00 com ela e ninguém resolve!! Quando dou a primeira partida ela faz que vai pegar e morre, depois não pega mais de jeito algum!!! Cheguei quase a perder a bateria de tanto forçar! Todos me devolvem ela acelerada e muito! Assim ela pega as vezes! NO sei mais o que fAço se as pessoas que se dizem competentes não conseguem resolver! Por favor alguém me ajuda???

bob sponja disse...

Martini, o carburador da sua burgman 125 tem que ser regulado inclusives uns parafusos da retomada de aceleração nível de bóia, mistura de ar e testar o afogador automático pois quando funcionando a moto liga acelerada e vai perdendo aceleração até ficar na rotação normal de funcionamento do motor

68 disse...

Martini, tudo bem? Olha, eu sou proprietário de Burgman 125 ano 2008 e mandei trocar o diafragma do carburador que custa R$20,00 e ficou muito bom.O diafragma pode ser o da Yes 125. Ajudei?

hpcerqueira@yahoo.com.br

Unknown disse...

Tenho uma intruder 250,e ela esta esquentando a fiação que vem da bobina inferior,ja me queimou o retificador,mas troquei,mas ainda esquenta,alguem tem algum palpite,agradeço

Unknown disse...

Na minha já fiz tudo isso é mesmo assim não pega fácil de manha. Depois e normal mas toda manha e um processo cansativo para funcionar

Unknown disse...

Na minha já fiz tudo isso é mesmo assim não pega fácil de manha. Depois e normal mas toda manha e um processo cansativo para funcionar

Unknown disse...

Na minha já fiz tudo isso é mesmo assim não pega fácil de manha. Depois e normal mas toda manha e um processo cansativo para funcionar

Unknown disse...

Olá! ! Gostaria da ajuda de vc. Estou com a posse de uma susuki burgman 125 an 2007 que desde o ano passado ela vem apresentando problemas para ligar. Meu marido ajeitou a parte do pedal e ela só liga por lá, achamos que era a bateria e trocamos, pois bem funcionou, depois de 4 dias acontece o mesmo problema, só funciona depois de ande muito com ela. Ela esteve no ano passado na suzuki com este mesmo problema é agora continua apresentando e não sei bem o que pode ser, alguém pode ajudar? Obrigada.

Unknown disse...

Me chamo Michelle e postei com o perfil de meu marido. Desde já obrigada a todos.

Unknown disse...

Me chamo Michelle e postei com o perfil de meu marido. Desde já obrigada a todos.

Unknown disse...

Olá! ! Gostaria da ajuda de vc. Estou com a posse de uma susuki burgman 125 an 2007 que desde o ano passado ela vem apresentando problemas para ligar. Meu marido ajeitou a parte do pedal e ela só liga por lá, achamos que era a bateria e trocamos, pois bem funcionou, depois de 4 dias acontece o mesmo problema, só funciona depois de ande muito com ela. Ela esteve no ano passado na suzuki com este mesmo problema é agora continua apresentando e não sei bem o que pode ser, alguém pode ajudar? Obrigada.

Unknown disse...

Comprei uma yes usada 2007 na hora q ligo a seta ela fica piscando a seta na luz alta ta uma porcaria sem falar q ela morre e demora pra pegar o q faço alguem pode me ajudar

Unknown disse...

Comprei uma yes usada 2007 na hora q ligo a seta ela fica piscando a seta na luz alta ta uma porcaria sem falar q ela morre e demora pra pegar o q faço alguem pode me ajudar

Gabi disse...

olá, tenho uma Suzuki GSR 150i 2013 e de um tempo pra ca ela está apresentando problema na hora de ligar. ligo a chave e dou a partida(eletrica) e nao faz nem barulho, aperto o botão e nada... dou uma empurradinha e ela pega... a bateria nao é porque ja troquei nao tem 1 mes, acredito que seja algo no botão de ligar nao sei, sou leiga nisso, poderia me ajudar!?

Unknown disse...

Minha suzuki ies não está carregando a bateria.o que fazer?

Anônimo disse...

eletrica da moto nao funciana nada e deu um curto e nao ligou mais

Anônimo disse...

possuo uma marader 800 e parou de vim corrente no pistao da frente

Anônimo disse...

Ola gente tenho uma burgman 135 2006 modelo 2007 de uns dia pra ca ela comeceu a desliga do nada eu 60 km por hira ela desligava do nads ai tenho espera 5 minutos pra ligar novamente e ela perdeu pouco de força tbem

Gilmario disse...

Tenho uma intruder 125 e motor de partida deu problema no rolamento, o que faço ? troco só o rolamento ( difícil de achar aqui) ou troco o motor de partida todo ? Me ajudem, desde já agradeço.

Lu Nogueira disse...

Hummm... o diafragma do pistonete do carburador... já troquei da minha tbm. Pode sim ter sido isso. ♡♡♡♡

Anônimo disse...

Sabe o que vc faz disfaca dessa bosta o quanto antes e pega uma Yamaha ou uma Honda ,porque comprei uma Suzuki só pra ver qual que era e me arrependi

Unknown disse...

Olá bom dia, tenho uma yes 125 ano 2007, hj quando sair para trabalha eu liguei a moto normalmente, tendo andado mais ou menos 1 km ela apagou geral e desde então não liga mais nada nela e a bateria não é pk é nova, olhei pra ver se tinha soltado algum fio só que não.
Recentemente eu troquei o miolo dela, que nunca apresentou problema,
Alguém pode me ajudar por favou

Anônimo disse...

Charles, boa tarde.
Tenho uma Yes 2005 e aconteceu o mesmo comigo. Já verificou o fuzível que fica perto da bateria? Ele fica em um "tubo" branco no fio vermelho que sai da bateria. Se for isso, dá uma geral na elétrica pra ver se encontra algum curto-circuito (fio desencapado encostando no quadro ou em outro fio) pra não acontecer de novo.

SILVIA disse...

Alguém me ajude minha burgman pega normal ando com ela é para de acelerar mas nao morre mas tbm não avança ai dps acaba morrendo ME DE UMA LUZ POR FAVOR ja limpo carburador trocou foles desço que vai os roletes diafragma filtro de ar bobina de vela a própria vela

SILVIA disse...

Ninguém responde aqui???

SILVIA disse...

Ninguém responde aqui???

Unknown disse...

Ola eu tenho uma suzuki intruder 1400 e tenho que trocar o cdi ela e uma 94 gostaria de saber se tem outro similar para por desde ja agradeço

Unknown disse...

Minha burguiman está falhando direto quando acelero parece que esta afogada

Unknown disse...

Tenho uma vs 800gl Suzuki intrunder ela tá pipocando muito
carburador ela fica engasgando ai não anda quando desingasga ela acelera ai vai embora oque pode ser

Unknown disse...

Em ajuda aí

Unknown disse...

Não sei se já arrumou mas experimente ligar e desligar ou mexer na chave se pegar após isso, é mau contato no miolo da chave, normalmente desmontar e limpar os contatos internos é o suficiente, a minha deu isso já tenho a mais de 2 anos e funciona até hoje normal

Unknown disse...

Ver se a bateria está segurando carga, depois testar retificador e estator, se tudo estiver bem limpe os conectores e aterramento, veja se não tem fio solto nos conectores

Unknown disse...

Apesar da troca da peça ela pode apresentar problemas

Unknown disse...

Tenho uma yes 125 quando estou andando com ela corta a corrente elétrica e só após alguns minutos ela pega de novo alguém tem alguma dica

O Baiano disse...

Já parei de bater cabeça com mecânico. Aggora eu mesmo estou fazendo o serviço. Estou com o mesmo problema na minha Intruder 125. Ela simplismente não quer mais ligar. Não está gerando centelha na bobina. Já testei a bobina e a mesma está ok, agora vou partir pro cdi. Em breve posto novidades.

Unknown disse...

Duas componentes vc vai substituir um é o extrator e a outro é retificador de bateria

Unknown disse...

Bom dia meu irmão vá em uma oficina especializada com escane e esse aparelho vai le mostrar o defeito

Unknown disse...

Bom dia meu irmão o seu problema é o extrator do magneto substitua ele que vai acabar todo problema da sua motocicleta

Unknown disse...

Olá bom dia aqui quem fala é André Motos substitua a fiação e a ignição da sua moto vai acabar todos problemas dela

Unknown disse...

Olá bom dia três componentes importantes da sua motocicleta CDI bobina de ignição e extrator substitua que acabar o problema da sua motocicleta

Unknown disse...

Olá bom o seu problema está na embreagem substitua todo conjunto e sua motocicleta vai ficar ótima

Unknown disse...

Olá bom dia O seu problema está no carburador substitua por outro novo e sua motocicleta vai acabar todo problema

Unknown disse...

Olá bom dia aí é outro carburador novo

Unknown disse...

Tenho uma Suzuki 125 intruder 2005
Sai faísca so de ligar a chave ...
E nao passa faisca
Ao dar partida ... ela nao pega
Ja substituir cdi,pusador ...

Unknown disse...

Bom dia geral
Tenho uma intruder 125
Ela simplesmente não liga nada...
Bateria,pulsador,CDI,tudo novo.
Vira a chave e não da nem sinal para ligar.
Alguém já teve esse problema ?

Cleverson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cleverson disse...

Boa noite galera minha Intruder 125 2007 não ta passanfo faisca quando ligo meia volta da chave não funcion o botao da partida mais funciona com o corta corrente acionado girando a chave toda funciona o botao de partida normalmente mas nas duas situações nao passa faisca sera algum fio conectado errado? Ja testei bobina cdi rele de partida estator td funcionando obs:o chicote é novo alguém ja passou por isso se puderem me ajudar com alguma dica

Alex disse...

Tenho uma Intruder 125 2008. Agora ela não quer ligar, tá tudo novo. Dou partida e fica tentando, tentando e tentando, mas não pega de jeito nenhum. Realmente não sei o que fazer. Tô quase desistindo!

Unknown disse...

Bom dia , tenho um Burgman 125 2012 injeção eletrônica ,tem um probleminha não pega ,tirei a vela e observei que quando dou a partida só sai uma faísca,o devo fazer? Obg.

Unknown disse...

Boa tarde pessual qual modulo de injecao da yes 150 q possa subistituilo pois o dela mesmo e muito caro alguem pode me dizer qual o q podera subistituilo

Valdeir disse...

Boa noite, eu tenho uma suzuki yes 2008 e ao chegar 60km na 5 marcha ela começa engasgar, alguém tem alguma dica

Valdeir disse...

Eu conseguir resolver o problema da minha era o giclê da alta que eu tinha colocado um maior e voltei para o original parou de engasgar

Unknown disse...

Bom dia a todos,galera tenho uma suzuky yes,q está com muita dificuldade de funcionar,tem centelha já testei tudo nela,menos a bobina d impulso alguém ajuda?

Unknown disse...

Tenho uma intruder 125 2015, eu posso adapitar uma ignição do modelo 2009 ou 2007, porque queria colocar em baixo do tanque de combustível, alguém poderia me informar se funciona? Obrigado

Unknown disse...

Pode ser a ignição ou o CDI, a minha intruder 2015 eu virava e disvirava a chave e pegava.

Unknown disse...

Pode ser a chave de ignição.

Unknown disse...

Eu tenho uma suzuque 2007 ela tá queimando o motor de partida

Anônimo disse...

Existem vídeos no youtube de consertos (procura!!!)....

Danilo disse...

Boa noite galera . tenho uma suzuki gsr 150i .. Viro a chave e nao faz o barulho de injetar gasolina , e fica piscando o fi ... Nao liga nem no tranco .. Alguem pode me ajudar

Unknown disse...

Boa noite galera.. tenho uma Suzuki gsr 150i ela estava falhando muito acima de 100km.. e parou de centelhar ..troquei bobina e cdi e ela ainda nao centelha o que poderia ser?

Unknown disse...

Ola Boa noite, Alguém pode me dizer onde e como e ligado o sensor de embreagem da Suzuki intruder 2012 eu tenho uma e o dono anterior fez um dmper ele disse que é embaixo do Banco mas não consegui localizar por que os terminais na embreagem estão ligados normal

Alex disse...

Não seria sensor de neutro?
Esse sensor sai do lado esquerdo e vai subindo para debaixo do banco. É só um plug, se não me engano.

Unknown disse...

Boa noite tenho uma yes 125 2008 ela está horrível pra pegar com o motor frio. Mais está andando bem .alguém me ajuda já troquei a vela mais continua a mesma coisa

Alex disse...

Moto carburada é assim mesmo. Existe uma peça que se chama afogador. Ela é utilizada justamente para isso, fazer a moto pegar quando em tempos frios. Acione o afogador e deixe o motor esquentar um pouco.

Outra dica é: limpeza e manutenção do carburador. Não é só rodar na moto, tem que fazer a manutenção preventiva, bem como a limpeza desses itens.

Espero ter ajudado!

Alex disse...

Tenho uma suzuki yes 2008, ela fica desligando a cada 3km até 4km e voltar foncionar normal depois uns 2min,
Troquei a bobina da ignição troquei o stator, e nada está com mesma problema algum poder me ajudar por favor ?

Alex disse...

Verifica o fusível da bateria.

Unknown disse...

Tenho uma susuk Bugman 125 2013 automatica pega anda normal ai perde a aceleração sem força pra sair do lugar alguém pode me ajudar

Ronei Lucio disse...

Eu retirei os terminais do interruptor e emendei um fio com outro e retirei o interruptor. Assim funciona normalmente sem precisar apertar a embreagem pra da partida. Blz

Ronei Lucio disse...

É um interruptor que a moto só liga se apertar a empreagem ? Se for este basta desconectar do interruptor e emendar um com o outro que ela funciona.Fiz foi retirar da moto do meu filho.

Renan disse...

Tenho uma GSR 150I e estou com problema nela. Ela simplesmente para de ligar. Já troquei relê de partida, pistão, e os carvão. Giro a chave e ela da todo o sinal elétrico normalmente mas quando aperto o botão pra ligar ela não dá sinal de vida mesmo com a elétrica aparentemente ok

José Antonio disse...

Comprei uma intruder 125, já fiz o carburador, mas ela não desenvolve velocidade e quando pega subidas perde força demais e algumas nem sobe.
Me falaram que não deve ser embreagem e sim a bobina de força do motor.... Alguém já passou por isso?

Magna ramos disse...

Minha yes 125 2008 não queria pegar trocamos a bonina de ignição tbm não funcionou trocamos o CDI pegou prem só pega na 1,2,4,5 na 3 não pega de jeito nem hum não sei mais o que fazer não existe um vídeo no YouTube sobre

Unknown disse...

Oi , meu namorado tem uma 450 Suzuki, ele correu nela há uns meses atrás, e simplesmente era parou de funcionar, ele averiguou de tudo que foi forma, mas não conseguiu, e até agora nada

Sir Smoke a Lot disse...

Tenho a GSR 150 I e troquei s bateria da mesma. Porém, agora, a parte elétrica não funciona ? O que pode ser ?

Anderson Reis disse...

Fui trocar o relê de partida, inverti os pinos e, acredito, que deu curto. Bateria ficou inoperante ao testá-la noutra moto e coloquei outra bateria e não deu nenhum sinal, o que pode ter queimado?

Anônimo disse...

Olá boa noite, eu tenho uma Suzuki yes 125 que começou a dar alguns problemas, primeiro ela queimava o fusível de 15A dela direto, troquei a ignição e a fiação principal, tudo novo, porém ela começou a dar outro problema os fio que partem do botão de partida começaram a esquentar muito a ponto de derreter e ela não acende a luz do freio quando freia apenas a lanterna fica acesa o que pode ser?

Anônimo disse...

Válvula regular