Esse post faz parte de uma série de tutoriais que estão sendo postados para aumento da performance das Intruder e das Yes. verifique os topicos anteriores e faça todos os ajustes em ordem de postagem. Verifique o número que aparece no topo do tópico para saber em que parte da regulagem o post está abordando.

Equipe Intrudeiros

Passo 4 de 5.


ACERTO DO NÍVEL DA GASOLINA

Solte as mangueiras... esta é do respiro.



Feche a torneira do tanque, porque esta é da gasolina. Tem um grampinho que deve ser deslocado

Só para segurar o restinho de gasolina que vai cair...

Chave fixa de 10 mm. Solte as duas porcas, uma de cada lado. Evite retirar o carburador através dos parafusos do coletor (assinalado). Isso pode vir a danificar a rosca no cabeçote.
Solte também a tampa do carburador, puxando, com aquele cuidado, o pistonete.

Solte a abraçadeira... não precisa retirá-la, é só soltar bem.

Abraçando a moto, pelo lado esquerdo, puxe o carburador para trás, para que saia dos prisioneiros do coletor.

Uma abaixada na frente...

Aponte para o lado esquerdo...


Um pequeno giro para passar pela mangueira de respiro do motor, que está por baixo do carburador... e ele está livre.


Soltar os 4 parafusos philips que fixam a cuba do carburador...
Eu não costumo derramar a gasolina. Depois de tirada a cuba, pode-se reaproveitá-la.
PARTE DE DENTRO DO CARBURADOR

O giclê da máxima é também conhecido como giclê principal... e esse parafuso da mistura já estava solto, ele não fica para fora.
Para se corrigir o nível da gasolina, atua-se na lingueta da bóia. Mas observe que o carburador está de ponta-cabeça nessa foto.
Imaginemos que o nível estava em 3 mm, ou seja, a bóia estava muito para cima e temos que corrigir para os 5 mm. Para acertar isso, teríamos que ir entortando levemente aquela lingueta de forma que a bóia fosse se levantando, com o carburador nessa posição, invertido.


o giclê principal: na Yes, 100... na Intruder, 97,5


O giclê piloto... é o trabalho desse giclê o principal afetado pelo tubo condutor.


Temos que tirar a bóia para trabalhar nela. E a agulha também, para verificar seu estado...


A agulha da bóia.

É aqui, a lingueta. Tomar cuidado com a forma com que se segura a bóia, para não entortar nada além da lingueta apenas...


Medindo antes de remontar.
Para se chegar nos 5 mm na cuba, a medição nesse ponto da bóia deverá ficar nos 20 mm de altura.



Acertadas e recolocadas todas as peças, e carburador fechado (sem excesso no aperto dos parafusos da cuba), vamos montá-lo no lugar.
Pelo lado esquerdo aponte a boca do carburador, no tubo...


Empurre-o, tanto pra encaixar no tubo, como para poder passar pelos prisioneiros...


Alinhado, já pode voltar...


Recoloque as porcas, sendo que a do lado esquerdo exige que se puxe um pouquinho o carburador para trás, para que ela possa ser encaixada no prisioneiro.
O reaperto dessas porcas deve ser feito com a mão, até encostarem bem. Então se reaperta um pouco de cada lado, até ficarem firmes, mas novamente, sem exageros de força.
Recoloque o pistonete e a tampa.
E finalmente afaste o tubo condutor...






Créditos: João Duarte

Links relacionados com essa postagem:
1 / 5 -
Macete do tubo
2 / 5 - Regulagem da marcha lenta
3 / 5 - Regulagem da posição da Agulha
4 / 5 - Nível da gasolina no carburador
5 / 5 - Corte do restritor de ar

5 comentários:

Filipe disse...

Fala João.
Tenho uma katana 125 (97)
Ja mandei fazer a parte de cima e de baixo do motor. Más de forma nenhuma eu consigo estabilizar a lenta, e depois de feito o motor ela sofdre pra passar dos 80km.
Pode me ajudar?
Obs. O carburador é da mesma marca que voce postpo nos tutoriais mas o modelo é diferente.
Favor responder no email - filipe_a_santos@yahoo.com.br

Eder fabian de souza disse...

Cara na hora da regulagem do parafuso de baixo do carburador eu deixei na hora de regular a bóia :) e deu certo apertei o parafuso até o final sem arroxar e dei 2 voltas quase 3 ficou uma beleza!!!

Eder fabian de souza disse...

Fiz todo o procedimento!!nivel da gasolina o corte do batente do filtro a regulagem da agulha o afastamento do carburador de 3mm do filtro e a bóia que teria que ter os 20mm!!Deu tudo OK Muito Obrigado pelas informaçôes VALEU MESMOOO

Rafael Raquella disse...

Show de bola valeu!!!

Rafael Raquella disse...

Show de bola valeu!!!