Esse post faz parte de uma série de tutoriais que estão sendo postados para aumento da performance das Intruder e das Yes. verifique os topicos anteriores e faça todos os ajustes em ordem de postagem. Verifique o número que aparece no topo do tópico para saber em que parte da regulagem o post está abordando.

Equipe Intrudeiros

Passo 4 de 5.


ACERTO DO NÍVEL DA GASOLINA

Solte as mangueiras... esta é do respiro.



Feche a torneira do tanque, porque esta é da gasolina. Tem um grampinho que deve ser deslocado

Só para segurar o restinho de gasolina que vai cair...

Chave fixa de 10 mm. Solte as duas porcas, uma de cada lado. Evite retirar o carburador através dos parafusos do coletor (assinalado). Isso pode vir a danificar a rosca no cabeçote.
Solte também a tampa do carburador, puxando, com aquele cuidado, o pistonete.

Solte a abraçadeira... não precisa retirá-la, é só soltar bem.

Abraçando a moto, pelo lado esquerdo, puxe o carburador para trás, para que saia dos prisioneiros do coletor.

Uma abaixada na frente...

Aponte para o lado esquerdo...


Um pequeno giro para passar pela mangueira de respiro do motor, que está por baixo do carburador... e ele está livre.


Soltar os 4 parafusos philips que fixam a cuba do carburador...
Eu não costumo derramar a gasolina. Depois de tirada a cuba, pode-se reaproveitá-la.
PARTE DE DENTRO DO CARBURADOR

O giclê da máxima é também conhecido como giclê principal... e esse parafuso da mistura já estava solto, ele não fica para fora.
Para se corrigir o nível da gasolina, atua-se na lingueta da bóia. Mas observe que o carburador está de ponta-cabeça nessa foto.
Imaginemos que o nível estava em 3 mm, ou seja, a bóia estava muito para cima e temos que corrigir para os 5 mm. Para acertar isso, teríamos que ir entortando levemente aquela lingueta de forma que a bóia fosse se levantando, com o carburador nessa posição, invertido.


o giclê principal: na Yes, 100... na Intruder, 97,5


O giclê piloto... é o trabalho desse giclê o principal afetado pelo tubo condutor.


Temos que tirar a bóia para trabalhar nela. E a agulha também, para verificar seu estado...


A agulha da bóia.

É aqui, a lingueta. Tomar cuidado com a forma com que se segura a bóia, para não entortar nada além da lingueta apenas...


Medindo antes de remontar.
Para se chegar nos 5 mm na cuba, a medição nesse ponto da bóia deverá ficar nos 20 mm de altura.



Acertadas e recolocadas todas as peças, e carburador fechado (sem excesso no aperto dos parafusos da cuba), vamos montá-lo no lugar.
Pelo lado esquerdo aponte a boca do carburador, no tubo...


Empurre-o, tanto pra encaixar no tubo, como para poder passar pelos prisioneiros...


Alinhado, já pode voltar...


Recoloque as porcas, sendo que a do lado esquerdo exige que se puxe um pouquinho o carburador para trás, para que ela possa ser encaixada no prisioneiro.
O reaperto dessas porcas deve ser feito com a mão, até encostarem bem. Então se reaperta um pouco de cada lado, até ficarem firmes, mas novamente, sem exageros de força.
Recoloque o pistonete e a tampa.
E finalmente afaste o tubo condutor...






Créditos: João Duarte

Links relacionados com essa postagem:
1 / 5 -
Macete do tubo
2 / 5 - Regulagem da marcha lenta
3 / 5 - Regulagem da posição da Agulha
4 / 5 - Nível da gasolina no carburador
5 / 5 - Corte do restritor de ar

16 comentários:

Filipe disse...

Fala João.
Tenho uma katana 125 (97)
Ja mandei fazer a parte de cima e de baixo do motor. Más de forma nenhuma eu consigo estabilizar a lenta, e depois de feito o motor ela sofdre pra passar dos 80km.
Pode me ajudar?
Obs. O carburador é da mesma marca que voce postpo nos tutoriais mas o modelo é diferente.
Favor responder no email - filipe_a_santos@yahoo.com.br

Unknown disse...

Cara na hora da regulagem do parafuso de baixo do carburador eu deixei na hora de regular a bóia :) e deu certo apertei o parafuso até o final sem arroxar e dei 2 voltas quase 3 ficou uma beleza!!!

Unknown disse...

Fiz todo o procedimento!!nivel da gasolina o corte do batente do filtro a regulagem da agulha o afastamento do carburador de 3mm do filtro e a bóia que teria que ter os 20mm!!Deu tudo OK Muito Obrigado pelas informaçôes VALEU MESMOOO

4KPR disse...

Show de bola valeu!!!

4KPR disse...

Show de bola valeu!!!

Anônimo disse...

Minha intruder tá vazando gasolina pelo ladrão do carburador, como faço para regular?

Unknown disse...

A minha estava vazando pelo ladrão também. Fiz os procedimentos indicados aqui e resolveu.

Obrigado pelo post, ajudou muito!!!

Unknown disse...

Entorte um milímetro aquela peça indicada na imagem e ja era. Na minha isso resolveu!

Unknown disse...

Boa tarde, alguém pode me ajudar meu carburador vaza gasolina pelo"ladrão" aquele cano que vai embaixo do carburador pode ser regulagem da bóia?

Unknown disse...

Boa tarde galera....a minha também tá vazando e nada de dar regulagem...acabei de desmontar e lavar e acabei descobrindo que o anel de vedação da base da agulha estava deteriorado....troquei e vamos ver...

FABIO COAST disse...

Minha intruder 2008 125 está bebendo mais que eu ...ultimamente nem tá sobrando grana para tomar uma porque ela está bebendo tudo a minha está fazendo 21 km por litro está bebendo mais que uma 600cc alguém pode me ajudar senão vou a falência dos órgãos.

Lissandro disse...

Uma bóia original de concessionária virá na medida correta? Ou sempre tem que acertar ?

Unknown disse...

Obrigado, muito útil

Unknown disse...

Minha intruder 250 está fazendo 12,5 km na cidade, já mandei regular que estava com excesso, mas ainda continua consumindo muito.
Oque devo fazer, alguém poderia me dar uma ideia?

Gonzaga disse...

Tem q olhar as medidas do carburador. Tentar achar uma tabela para regular e colocar proximas no que fala o manual. Seu carburador e a vácuo. Olhar diafragma, altura da agulha e nível de boia.

Unknown disse...

Excelente dica, gostei muito, me ajudou bastante, pois não sabia nível correto da bóia, um forte abç e muito obrigado!!