Esse post faz parte de uma série de tutoriais que estão sendo postados para aumento da performance das Intruder e das Yes. verifique os topicos anteriores e faça todos os ajustes em ordem de postagem. Verifique o número que aparece no topo do tópico para saber em que parte da regulagem o post está abordando.

Equipe Intrudeiros

Passo 4 de 5.


ACERTO DO NÍVEL DA GASOLINA

Solte as mangueiras... esta é do respiro.



Feche a torneira do tanque, porque esta é da gasolina. Tem um grampinho que deve ser deslocado

Só para segurar o restinho de gasolina que vai cair...

Chave fixa de 10 mm. Solte as duas porcas, uma de cada lado. Evite retirar o carburador através dos parafusos do coletor (assinalado). Isso pode vir a danificar a rosca no cabeçote.
Solte também a tampa do carburador, puxando, com aquele cuidado, o pistonete.

Solte a abraçadeira... não precisa retirá-la, é só soltar bem.

Abraçando a moto, pelo lado esquerdo, puxe o carburador para trás, para que saia dos prisioneiros do coletor.

Uma abaixada na frente...

Aponte para o lado esquerdo...


Um pequeno giro para passar pela mangueira de respiro do motor, que está por baixo do carburador... e ele está livre.


Soltar os 4 parafusos philips que fixam a cuba do carburador...
Eu não costumo derramar a gasolina. Depois de tirada a cuba, pode-se reaproveitá-la.
PARTE DE DENTRO DO CARBURADOR

O giclê da máxima é também conhecido como giclê principal... e esse parafuso da mistura já estava solto, ele não fica para fora.
Para se corrigir o nível da gasolina, atua-se na lingueta da bóia. Mas observe que o carburador está de ponta-cabeça nessa foto.
Imaginemos que o nível estava em 3 mm, ou seja, a bóia estava muito para cima e temos que corrigir para os 5 mm. Para acertar isso, teríamos que ir entortando levemente aquela lingueta de forma que a bóia fosse se levantando, com o carburador nessa posição, invertido.


o giclê principal: na Yes, 100... na Intruder, 97,5


O giclê piloto... é o trabalho desse giclê o principal afetado pelo tubo condutor.


Temos que tirar a bóia para trabalhar nela. E a agulha também, para verificar seu estado...


A agulha da bóia.

É aqui, a lingueta. Tomar cuidado com a forma com que se segura a bóia, para não entortar nada além da lingueta apenas...


Medindo antes de remontar.
Para se chegar nos 5 mm na cuba, a medição nesse ponto da bóia deverá ficar nos 20 mm de altura.



Acertadas e recolocadas todas as peças, e carburador fechado (sem excesso no aperto dos parafusos da cuba), vamos montá-lo no lugar.
Pelo lado esquerdo aponte a boca do carburador, no tubo...


Empurre-o, tanto pra encaixar no tubo, como para poder passar pelos prisioneiros...


Alinhado, já pode voltar...


Recoloque as porcas, sendo que a do lado esquerdo exige que se puxe um pouquinho o carburador para trás, para que ela possa ser encaixada no prisioneiro.
O reaperto dessas porcas deve ser feito com a mão, até encostarem bem. Então se reaperta um pouco de cada lado, até ficarem firmes, mas novamente, sem exageros de força.
Recoloque o pistonete e a tampa.
E finalmente afaste o tubo condutor...






Créditos: João Duarte

Links relacionados com essa postagem:
1 / 5 -
Macete do tubo
2 / 5 - Regulagem da marcha lenta
3 / 5 - Regulagem da posição da Agulha
4 / 5 - Nível da gasolina no carburador
5 / 5 - Corte do restritor de ar

8 comentários:

Filipe disse...

Fala João.
Tenho uma katana 125 (97)
Ja mandei fazer a parte de cima e de baixo do motor. Más de forma nenhuma eu consigo estabilizar a lenta, e depois de feito o motor ela sofdre pra passar dos 80km.
Pode me ajudar?
Obs. O carburador é da mesma marca que voce postpo nos tutoriais mas o modelo é diferente.
Favor responder no email - filipe_a_santos@yahoo.com.br

Eder fabian de souza disse...

Cara na hora da regulagem do parafuso de baixo do carburador eu deixei na hora de regular a bóia :) e deu certo apertei o parafuso até o final sem arroxar e dei 2 voltas quase 3 ficou uma beleza!!!

Eder fabian de souza disse...

Fiz todo o procedimento!!nivel da gasolina o corte do batente do filtro a regulagem da agulha o afastamento do carburador de 3mm do filtro e a bóia que teria que ter os 20mm!!Deu tudo OK Muito Obrigado pelas informaçôes VALEU MESMOOO

Rafael Raquella disse...

Show de bola valeu!!!

Rafael Raquella disse...

Show de bola valeu!!!

Anônimo disse...

Minha intruder tá vazando gasolina pelo ladrão do carburador, como faço para regular?

Otavio Baute disse...

A minha estava vazando pelo ladrão também. Fiz os procedimentos indicados aqui e resolveu.

Obrigado pelo post, ajudou muito!!!

Otavio Baute disse...

Entorte um milímetro aquela peça indicada na imagem e ja era. Na minha isso resolveu!