Porque falham os sistemas de carregamento das motos e porque é tão difícil consertá-los?


Primeira Lei de Defeitos Elétricos:


Detalhe do Regulador/Retificador (RR) ao lado do carburador

Quase que todos os problemas elétricos começam com fiação defeituosa ou conexões sujas. Como resultado disso, um por um dos mais caros componentes irão falhar. Somente então você perceberá que alguma coisa está errada. Quando você troca o estator e após dirigir e a caixa de fusíveis fica bem quente e/ou queima o fusível da moto, ou o Regulador/Retificador fica a ponto de derreter, é sinal de que o serviço não foi bem feito.


Detalhe do Estator, ao lado do soquete do filtro do óleo do motor

Não basta apenas trocar o estator. Parte do serviço no reparo de um sistema de recarga é checar TODAS as conexões elétricas. Então, e somente ENTAO, você começa a checar os componentes. Conectores derretidos são uma clara evidencia de um trabalho mal feito. Conectores não derretem se você não os aquece.

Um conector derretido é sinal de:

Conector do meu Regulador/Retificador (RR) queimado!

- Seu Regulador/Retificador morreu... Há um problema de fiação em algum lugar, significando problema de condutividade ou de curto ( shortage).Mas não faca o erro comum de substituir o componente defeituoso e deixar como resolvido o problema! Esta é a razão de se seguir um guia de identificação de falhas que começa se checando se realmente há uma condutividade elétrica apropriada, antes de começar a trocar pecas...Através do guia de identificação (Fault findig chart) você seria capaz de atacar cada e todo o problema que poderia estar acontecendo. Troque o conector queimado e teste o Seu RR para ver se ele está danificado!

Lembre-se: qualquer componente defeituoso num sistema de carregamento elétrico pode danar outros perfeitamente bons, então, não tem essa de "Eu vou arrumar isto agora e olhar os outros componentes do sistema no mês que vem”.

A menos, é claro, que você não pretenda rodar com a sua moto até o mês que vem! Se você não se sente confortável com a parte elétrica, copie o guia (fault finding eletric chart) e leve-o com a sua moto para um eletricista ou um parente, amigo, que entenda do riscado.

Mais uma coisa: não vá pensando que os estatores e os RR (Regulador/Retificador) originais de sua moto são melhores do que outros alternativos. tem alternativos que substituem os originais de fabrica com mais vantagens e com melhores preços.
Abaixo o Guia para identificação de defeitos elétricos no sistema de carregamento da bateria da moto (Fault findig Chart), está em inglês.
Acesse para ver o Guia original:
Não é frescura não, tem de fazer a seqüência de testes para não se arrependerem depois. Quem já passou pela via sacra de trocar uma, duas, três baterias, dois RR, conexões derretidas, fusíveis queimados, em efeito cascata, sabe do que estou falando! E em muitas vezes o RR é quem leva a culpa, mesmo não sendo ele o culpado em todas as situações... Muitas vezes o RR queimado é mais um sintoma do que a causa do problema! E... muitas vezes a conexão de latão do RR derrete por mau contato e mecânicos inescrupulosos logo vão trocando o RR, geralmente por outro tão caro quanto o original, sendo que o RR pode ainda estar bom...

O problema das conexões é muito comum. bem como aterramentos inadequados. fios soltos, partidos, parafusos de aterramento mal presos, cabos elétricos balançando, etc... Façam uma revisão elétrica preventiva na moto antes que os problemas aconteçam. Se e quando acontecerem, você estará mais apto a lidar com o problema e vai economizar uma grana em trocar baterias, RR e/ou estatores desnecessariamente!
Chacoalhem os cabos que saem da bateria com a moto ligada em ponto morto. vejam se as luzes não tremem. Procurem por porcas e parafusos de aterramento meio soltos. Desmontem as conexões elétricas de tempos em tempos. Examinem o estado delas. Limpe as sujeiras. Dêem um aperto nelas. Isolem-nas da sujeira e da umidade com silicone ou similar. A moto agradece!
Adaptado do artigo de Peter Huppertz

5 comentários:

Ernani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ernani disse...

Olá Amigos.

Há uma correção a ser feita no artigo exposto... a foto que demonstra o estator da moto na verdade está demonstrando o motor de arranque e não o estator.
O estator está localizado no lado esquerdo do motor (onde está a alavanca do câmbio) dentro da tampa com o nome Suzuki.

Atenciosametne,
Ernani L. Isensee

Eletrochave disse...

Seção Quebra-Galho: Aprenda já e de graça a consertar fechaduras e instalação elétrica em www.eletrochave.com.br

Tiago Rodigues disse...

OLA, AMIGO TENHO UMA YES QUE ESTA COM O MESMO PROBLEMA APRESENTANDO EM SUA MOTO. NO MEU CASO O CONECTOR DO EXTRATOR ESTÁ INTUPINDO, E NECESSITO A TROCA, JA PROCUREI POR AKI E NÃO ENCONTRO PRA COMPRAR.
VC PODE ME REPASSAR ALGUMAS LOJAS OU SITES ONDE EU POSSA COMPRAR O CONECTOR.

Tiago Rodigues disse...

só uma correção onde tem estrator leia -se retificador/regulador