14 de mar. de 2009

Ajuste da tensão da corrente

Pessoal,

Hj pela manhã precisei sair de casa com rapidez, pois tinha compromisso e perdi a hora (pra variar). Como exemplo de um dia "daqueles" as coisas começaram a dar um pouco errado. Assim que saí da garagem um barulho seco me fez parar a moto. Quando fui ver, a corrente estava completamente frouxa. Isso mesmo meus caros companheiros... Ela estava batendo no descanso central!
Esse problema que tive hoje é proveniente de um desleixo da minha parte em fazer aquela manutenção preventiva... Já estava há quase um mês se regular a corrente e como rodo muito (aproximadamente 200 km por semana) já estava mais do que na hora de ver como estava. Na verdade já sentia que algo estava errado, pois é perceptível a diferença no torque quando a corrente está mais frouxa.
Vamos a um tutorial de como regular a corrente:
Queria pedir desculpas pelo estado de limpeza da minha moto, pois depois de 1 mês quase sem chuvas começou a chover no Rio de Janeiro e tá complicado ficar lavando a moto todo dia. Como hoje me deu vontade de escrever no blog e estou sem saco de lavar a moto, resolvi fazer o que queria! Garanto que me compreenderão!
Vamos lá:
Imagem do parafuso regulador direito (de quem está sentado na moto) vista de baixo pra cima
1 - Parafuso regulador e sua porca
2 - Parafuso afrouxador do eixo da roda traseira
Vista do regulador do lado esquerdo (de quem está sentado na moto)
3 - Marcas da regulagem no chassi (a regulagem da esquerda deve ser igual a da direita)
4 - Parafuso de regulagem esquerda e sua respectiva porca
Para regular a corrente precisamos verificar alguns parafusos e porcas;
- Parafuso que solta a roda (2);
- Parafusos da regulagem da corrente (4 e 1);
- Porcas que pressionam o parafuso/chassi (4 e 1);
Para que serve a regulagem da corrente?
A regulagem da corrente serve para tirar a folga que existe entre a corrente, a coroa e o pinhão e os parafusos que pressionam o chassi servem para alinhar a roda, deixando-a no mesmo eixo do chassi.
Antes de tudo, coloque a moto no cavalete central, para melhor regular a corrente.
1- Afrouxe o parafuso que prende a roda (eixo); não precisa retirá-lo todo, simplesmente afrouxe ele;
2 - Afrouxe as porcas que fazem pressão no chassi para que possa regular a corrente e o alinhamento da roda;
PS: O sistema de regulagem funciona da seguinte maneira:
- Quanto mais você aperta o parafuso de regulagem mais pra trás a roda anda e mais apertada a corrente fica;
- O parafuso da esquerda (de quem tá sentado na moto) é que dá a regulagem principal da corrente - Após regular a folga, faça o ajuste do lado direito - a corrente não vai apertar mais!;
- Para saber o quanto você apertou, existe uma marcação no chassi e outra no regulador - o lado esquerdo e o lado direito devem estar na mesma marcação;
- A folga, segundo o manual de serviço, deve variar de 4mm a 5mm.
3 - Após fazer a regulagem nos dois parafusos, aperte as porcas, para que a regulagem não se desfaça;
4 - Aperte o parafuso que aperta a roda (eixo) novamente;
Dê uma volta com a moto e verifique como fica a folga quando você estiver em cima dela, pois a balança faz com que a folga diminua.
Não deixe sua corrente muito apertada, pois pode gerar desgaste de peças, principalmente da coroa, da corrente e do pinhão.
Se você errou o aperto e acabou deixando a corrente muito apertada:
Afrouxe o eixo da roda traseira, afrouxe a porca e os parafusos, coloque a moto no cavalete central e ligue a moto em 1ª. dê aceleradas rápidas, para que o "tranco" faça com que a corrente se afrouxe. Depois disso repita todo o procedimento.
ATENÇÃO:
- Esse procedimento deve ser revisto de 1000 em 1000 km ou quando for identificada a folga.
- Esse ajuste é de extrema importância para a segurança do motociclista, pois deixá-la frouxa pode causar acidentes. A corrente pode se soltar, prender e travar a roda da moto.
- Aperte todos as porcas e parafusos. Se esses não forem apertados o ajuste pode ser perdido durante o funcionamento da moto, podendo causar acidentes.
Abraços e boas estradas

10 comentários:

Unknown disse...

Caraca! Como chegou a esse estado de ferrugem na sua trudinha cara! Se estiver na garantia manda trocar tudo...
E sempre use bastante WD nessas juntas principalmente naquela do movimento do freio de trás.

Daniel Reis disse...

Roberto,

Isso não era ferrugem, simplesmente a moto está um pouco suja. Enferrujados estão somente nos parafusos e no ajustador da corrente!

Não tem jeito> por um tempo deixei a moto durmir na chuva - inevitável o estado de ferrugem de algumas peças... mas nada que comprometa!

Abração!

Anônimo disse...

Daniel entendo quanto a questão da lavagem rss afinal chuvendo todos os dias não adianta lavar pq não vai adiantar vai sujar de novo na prox. esquina rss. Só vou lavar agora quando for fazer no minimo uns 3dias de sol p/ compensar os R$ 5,00reais gastos na lavagem! rss

Valeu!

Unknown disse...

Amigo boa tarde como vc esta postando varias informações da intruder talvez possa me ajudar pq sou marinheiro de primeira moto sabe cara mandei troca minhas pastilha de freio comprei da Fischer em duas semanas a pastilha ficou froxa e começou a fazer barulho voutei na loja que troco o mecanico verifico a esta tudo Ok este barulho esta vindo de outro local mas tinha certeza que era de la ao levar em outro mecanico ele verifico que a pastilha esta comendo o meu disco e que a pastilha estava esfarelando e criando uns dentes,tanto quando eu andava estava fazendo tambem um barulho de ferro roçando com ferro imediatamente fui orientado de que a pastilha tinha vindo com defeito ou haveria pego areia na pastilha mas, se nao peguei chuva para agarar areia na pastilha?Comprei outra na conssecionaria mas desconfio que ela esta começando a fazer o mesmo barulho de ferro roçando no ferro esta nova pastilha e da marca Brandy amigo o que vc poderia fazer para me ajudar.

Unknown disse...

Mais uma vez ta de parabéns o blog, nunca aprenderia sozinho a fazer essa regulagem e ficar indo no mecanico por qualquer besteria é chato e caro... Valeu pessoal continuem passando experiencia para nós novatos!!!

Poxa Alex queria poder te ajudar, mas nao entendo quase nada... boa sorte!!!

Daniel Reis disse...

Valeu Emerson!


E equipe intrudeiros agradece seu post!

Fábio Cruz disse...

Valeu amigo, muito útil a dica e mais ainda com as fotos, parabéns!
saudações intrudeiras

Junior Oliveira disse...

muito bom esse tutorial, meus parabens

Aninha disse...

Caraca valeu mesmo....vc acabou de me quebrar um galho rsrsrsrs agora so falta conseguir fazer isso sozinha rsrsrs Ah te entendo quando diz um dia "daqueles" rsrs bjinhus

Anônimo disse...

MUITO BOA ESTA DICA!!!
enquanto a moto esta suja achoa que estes pessoal não realizou a pesquisa correta, pois eu estou interessado no conteudo que vc postou as fotos e mera ilustração, valeu e obrigado...