Pessoal,

Postarei durante algumas semanas um utilitário que compõe o manual de serviço da Intruder 125. Essas informações são utilizadas pelos mecânicos da Suzuki quando uma moto chega apresentando determinado problema. Utilizem esse manual de problemas quando tiverem alguma anormalidade na moto e queiram fazer as verificações. Utilizem também esse esquema quando seu mecânico condenar uma peça ou um sistema, sem antes verificar os outros componentes.
Achei muito úteis essas informações e estou postando para que vocês identifiquem problemas quando ocorrerem.
Os itens são:
- Motor;
- Carburador;
- Sistema elétrico;
- Bateria;

Falaremos inicialmente sobre o item MOTOR:

Sintomas e causas possíveisSolução

Motor não funciona ou funciona com dificuldade

Compressão muito baixa:
1. Folga das válvulas fora da especificação;Ajustar
2. Guia de válvulas desgastadas ou válvulas assentadas de forma incorreta;Reparar ou substituir
3. Válvulas fora de sincronização;Ajustar
4. Anéis do pistão excessivamente desgastados;Substituir
5. Cavidade do cilindro desgastada;Ajustar
6. Motor de partida funciona muito lentamente;Retificar ou substituir;
7. Aperto incorreto da vela de ignição;Reapertar
Velas não produzem faíscas
1. Velas de ignição sujas;Limpar ou substituir
2. Velas de ignição úmidas;Limpar e secar;
3. Bobina de ignição defeituosa;Substituir
4. Módulo de ignição ou unidade CDI defeituosa;Substituir
5. Bobina captadora defeituosa;Substituir
6. Cabos de alta tensão com curto-circuitoSubstituir
O combustível não chega aos carburadores
1. Orifício da tampa do tanque de combustível obstruído;Limpar;
2. Registro de combustível obstruído ou defeituoso;Limpar ou substituir;
3. Válvula de agulha do carburador defeituosa;Substituir
4. Mangueira de combustível obstruído;Limpar ou substituir;

Motor morre com facilidade

1. Velas de ignição sujas;Limpar
2. Bobina captadora defeituosa;Substituir
3. Módulo de ignição defeituoso;Substituir
4. Mangueira de combustível obstruído;Limpar
5. Giclês do carburador obstruídos;Limpar
6. Folga faz válvulas fora da especificaçãoAjustar

Motor com ruído

Trepidação excessiva das válvulas
1. Folga excessiva das válvulas;Ajustar
2. Molas das válvulas fracas ou quebradas;Substituir
3. Balancins ou eixos dos balancins desgastados;Substituir
Ruído aparenta ser no pistão:
1. Pistão ou cilindro desgastados;Ajustar
2. Câmara de combustão suja com carvão;Limpar
3. Pinos ou cavidades dos pinos dos pistões desgastadosSubstituir
4. Anéis ou canaletas dos anéis dos pistões desgastados;Substituir
Ruído aparenta ser na corrente de comando:
1. Corrente muito esticada;Substituir
2. Engrenagem de comando esticada;Substituir
3. Ajustador da tensão não funciona;Reparar ou substituir
Ruído aparenta ser na embreagem;
1. Estrias da árvore secundária ou cubo desgastados;Substituir
2. Linguetas dos discos da embreagem desgastados;Substituir
3. Discos e separadores da embreagem empenados;Substituir
4. Coxins da embreagem fracos;Substituir
Ruído aparenta ser na árvore de manivelas
1. Mancais desgastados ou queimadosSubstituir
2. Rolamentos do colo da biela desgastados ou fundidos;Substituir
3. Folga axial muito grande;Substituir
Ruído aparenta ser na transmissão
1. Engrenagens desgastadas ou com fricção;Substituir
2. Estrias com desgaste excessivo;Substituir
3. Engrenagens primárias desgastadas ou com fricção;Substituir
4. Rolamento com desgaste excessivo;Substituir
Engrenagem patinando
1. Desajustada ou não há folga no controle da embreagem;Ajustar
2. Molas da embreagem fracas;Substituir
3. Platô desgastado ou empenado;Substituir
4. Discos e separadores da embreagem empenados;Substituir

Não efetua mudança na transmissão

1. Tambor seletor de marchas quebrado;Substituir
2. Garfos seletores empenados;Substituir
3. Garra de mudança desgastada;Substituir

Transmissão não efetua mudança descendente

1. Mola de retorno do eixo de mudanças quebrada;Substituir
2. Eixo de mudanças com fricção ou engripado;Reparar ou substituir
3. Garfos seletores empenados ou desgastados;Substituir

Transmissão não retém a marcha

1. Engrenagens de mudança das árvores primária ou secundária desgastadas;Substituir
2. Garfos seletores desgastados ou empenados;Substituir
3. Mola limitadora de mudanças fraca;Substituir
4. Garra de mudança desgastada;Substituir
Motor com marcha lenta irregular
1. Folga nas válvulas fora da especificação;Ajustar
2. Assentamento inadequado das válvulas;Substituir
3. Guia de válvula defeituosa;Substituir
4. Balancin ou eixo do balancin desgastado;Substituir
5. Folga da vela de ignição muito grande;Ajustar
6. Bobina de ignição defeituosa resultando em uma faísca fraca;Substituir
7. Módulo de ignição defeituoso;Substituir
8. Nível de combustível na cuba da bóia do carburador incorreto;Ajustar
9. Giclês do carburador obstruídos;Limpar
10. Bobina captadora defeituosa;Substituir

Motor funciona irregularmente em altas rotações

1. Mola das válvulas fraca;Substituir
2. Ressaltos ou balancins desgastados;Substituir
3. Sincronização das válvulas incorreta;Ajustar
4. Folga muito pequena nas velas de ignição;Ajustar
5. Bobina de ignição defeituosa;Substituir
6. Módulo de ignição ou bobina captadora defeituosa;Substituir
7. Nível de combustível muito baixo na cuba da bóia;Ajustar
8. Elemento do filtro de ar obstruído;Limpar
9. Mangueira de combustível obstruída - suprimento de gasolina inadequadoLimpar

Fumaça no escapamento ou sujeira densa

1. Excesso de óleo no motor;Inspecionar (Janela)
2. Cilindro ou anéis do pistão desgastados;Substituir
3. Guia da válvula desgastada;Substituir
4. Paredes do cilindro riscadas ou escoriadas;Substituir
5. Hastes das válvulas desgastadas;Substituir
6. Vedador da haste defeituoso;Substituir
7. Anéis laterais desgastados;Substituir

Falta de potência do motor

1. Folga das válvulas muito pequena;Ajustar
2. Molas das válvulas fracas;Substituir
3. Sincronização das válvulas incorreta;Ajustar
4. Cilindro ou anéis do pistão desgastados;Substituir
5. assentamento irregular das válvulas;Reparar ou substituir
6. Velas de ignição sujas;Limpar
7. Folga da vela de ignição incorreta;Ajustar
8. Giclês dos carburador obstruídos;Limpar
9. Nível de combustível incorreto na cuba da bóia;Ajustar
10. Elemento do filtro de ar obstruído;Limpar
11. Balancins ou eixos dos balancins desgastados;Substituir
12. Entrada falsa de ar;Reapertar
13. Excesso de óleo no motor;Drenar excesso

Motor com superaquecimento

1. Depósito de carvão excessivo na cabeça do pistão;Limpar
2. Não há quantidade suficiente de óleo no motor;Completar
3. Bomba de óleo defeituosa ou circuito de óleo obstruído;Reparar ou limpar
4. nível de combustível muito baixo na cuba da bóia;Ajustar
5. Entrada falsa de ar;Reapertar
6. Óleo no motor incorreto;Trocar

Comentem suas experiências!

Abraços e boas viagens!

5 comentários:

Anônimo disse...

quem pode dizer qual a medidas de calibragem de valvulas do motor,alguem deve saber.

Carlos disse...

Excelente post... Muito explicativo
Abraços

Dante disse...

qnd minha trudy pega muita chuva ela fica com dificuldade de pegar, pegar com afogador, mas qnd acelaro ela morre e só aos poucos é que vai conseguindo aumentar a rotação e às falhando, mas tudo isso só até "esquentar" aí vai embora. O que pode ser? a vela úmida?

eddy braz disse...

minha intruder fica dando umas trepidaçao ao sair ja troquei disco de embreagem , vareta da embreagem rolamentos do motor , eixo de embreagem e nao resolveu ainda o braço de embreagem fica movimento junto com a manete isso em ponto morto.
alguem sabe como resolver isso .

eddy braz disse...

minha intruder fica dando umas trepidaçao ao sair ja troquei disco de embreagem , vareta da embreagem rolamentos do motor , eixo de embreagem e nao resolveu ainda o braço de embreagem fica movimento junto com a manete isso em ponto morto.
alguem sabe como resolver isso .