Pessoal,

Postarei durante algumas semanas um utilitário que compõe o manual de serviço da Intruder 125. Essas informações são utilizadas pelos mecânicos da Suzuki quando uma moto chega apresentando determinado problema. Utilizem esse manual de problemas quando tiverem alguma anormalidade na moto e queiram fazer as verificações. Utilizem também esse esquema quando seu mecânico condenar uma peça ou um sistema, sem antes verificar os outros componentes.

Achei muito úteis essas informações e estou postando para que vocês identifiquem problemas quando ocorrerem.

Falaremos inicialmente sobre o item Bateria:

Sintoma e causas possíveisSolução

Sulfatação, substância branca ácida ou manchas nas superfícies das placas das células

1. Quantidade insuficiente de eletrólitoAdicionar água destilada e carregar a bateria. Se a bateria não aparentar estar danificada a "sulfatação" não terá avançado muito.
2. Carcaça da bateria trincadaSubstituir a bateria
3. Bateria permaneceu descarregada durante muito tempoSubstituir a bateria
4. Contaminação do eletrólito(Materiais estranhos entraram na bateria e se misturaram com o eletrólito)Se parecer que a sulfatação não avançou muito, tente restaurara bateria, abastecendo-a com eletrólito novo e carregando-a totalmente.

Bateria descarrega rapidamente

1. Método de carga incorretoVerificar o alternador, regulador/retificador e conexões do circuito e fazer os ajustes necessários para obter a carga especificada.
2. Placas das células perdem muito de seu material ativo como resultado de sobrecargaSubstituir a bateria e corrigir o método de carga
3. Existe curto dentro da bateria como resultado do acúmulo excessivo de sedimentos, causado por eletrólito com alta densidade específica.Substituir a bateria.
4. Densidade específica do eletrólito muito baixaCarregar a bateria totalmente na carga especificada.
5. Eletrólito contaminadoSubstituir o eletrólito e carregar a bateria.
6. Bateria muito velhaSubstituir a bateria.

Inversão na polaridade da bateria

1. Bateria conectada incorretamente no sistema, o que faz com que seja carregada na direção contráriaSubstituir a bateria e certificar-se de que seja conectada adequadamente.

Sulfatação da bateria

1. Carga muito alta ou muito baixa (quando não estiverem sendo usadas, as baterias devem ser carregadas no mínimo uma vez por mês para evitar sulfatação)Substituir a bateria
2. Nível incorreto eletrólito na bateria ou densidade especifica do eletrólito muito alta ou muito baixaManter o eletrólito no nível especificado ou ajustar a densidade específica, consultando as instruções do fabricante da bateria.
3. Bateria permaneceu inativa durante muito tempo em clima frio.Substituir a bateria, se estiver muito sulfatada.

Bateria descarregada muito rapidamente

1. Partes superiores e laterais da carcaça muito sujasLimpar
2. Impureza no eletrólito ou densidade específica do eletrólito muito altaTrocar o eletrólito, consultando as instruções do fabricante da bateria.
Comentem suas experiências!
Abraços

0 comentários: