Com o objetivo de organizar o estacionamento de motocicletas, o centro do Rio de Janeiro (RJ) têm ganho locais destinados exclusivamente e estes veículos. Um trecho da rua Senador Dantas no centro do Rio de Janeiro (RJ), entre as ruas Almirante Barroso e Evaristo da Veiga, é um exemplo. Com 50 vagas a 90°, ele ainda deve ser remanejado no mesmo lado da via e no mesmo trecho para facilitar a circulação.
De acordo com a Coordenadoria Regional de Trânsito, atualmente são 1.150 vagas regulamentadas pelo Sistema Rio Rotativo no centro, o que corresponde a cerca de 80% do total de vagas disponíveis em toda a cidade.
Antes, na aplicação do chamado choque de ordem, os veículos que até então eram estacionados nas calçadas, impedindo a passagem de pedestres, eram multados e removidos.
No balanço das principais infrações de trânsito relativas ao período de 1 de janeiro a 30 de abril de 2009, foram aplicadas 646.632 multas em veículos (incluindo motos) sendo que 12,44% desse total corresponde a estacionamento irregular. As motocicletas fazem parte desse percentual de infrações.
Além do centro, há vagas para estacionamentos de motos em Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo, Maracana, Tijuca e Vila Isabel, com oferta de 129 vagas.
Mais 400 vagas devem ser entregues em junho. Por determinação da prefeitura por meio de um decreto, até julho, a previsão é de que a CET-Rio implante duas mil vagas.
Na região central da cidade, os estacionamentos exclusivos para os veículos de duas rodas começaram a ser implantados em 2004. Até dezembro de 2008 existiam na área, que possui a maior concentração de motos, 330 vagas.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/transito/interna/0,,OI3779299-EI11777,00.html

2 comentários:

Anônimo disse...

Poderiam informar os locais exatos dos referidos estacionamentos, em cada Bairro.

Lu S. Simões disse...

ALÉM DO ESTACIONAMENTO, PODERIAM DAR SEGURANÇA, JÁ QUE VÁRIAS MOTOS SÃO FURTADAS NESSE LOCAL, MEU MARIDO TEVE A SUA FURTADA ONTEM, 17/09/2009, UMA TITAN 125 ANO 2002, VERMELHA, APROVEITO PARA PEDIR INFORMAÇÃO DE QUEM SOUBER ALGO!!! E-MAIL: LUSIMOES28@HOTMAIL.COM