19 de nov de 2008

Selante de pneus

Pessoal,

Um utilitário muito interessante que existe hoje no mercado são os selantes de pneu. Verifiquei o mais conhecido, o da motovisor. Segue abaixo a informação completa do produto:


Prevenção de furos com o Selante Spreads Tire Seal * MOTOVISOR

Selante de Pneus - Spreads Tire Seal * Motovisor, é um gel preventivo de furos que age na banda de rodagem do pneu. Sua eficiência foi comprovada em furos de até 3 mm em pneu com câmara e 6 mm em pneu sem câmara.

O produto deve ser aplicado antes de o pneu furar!

Com o produto aplicado, ocorrendo um furo no pneu, desde que o tamanho do objeto perfurante esteja dentro dos limites especificados, a perda de pressão será minimizada e em poucos segundos se estabilizará, vedando o pneu definitivamente, não sendo necessário fazer nenhum tipo de reparo posterior ou substituição de câmara. 

Ocorrendo furos maiores que os especificados pelo produto, desde que não sejam rasgos que possam danificar a estrutura do pneu, constatamos que o selante pode retardar a perda de pressão de ar, permitindo em muitos casos, que a motocicleta seja conduzida com segurança até um local onde o pneu possa ser reparado.

A avançada tecnologia deste produto combina uma solução a base de etileno-glicol com fibras naturais e artificiais; componentes adesivos; inibidores de corrosão e outros sólidos. Sua fórmula foi projetada para manter as fibras e os sólidos em constante suspensão e por esta razão é que o Selante está sempre pronto a trabalhar por você.

A Vacina de Pneus é um produto thixotrópico, ou seja, quando o pneu está em movimento o gel torna-se mais líquido, em  contrapartida, na medida em que o pneu cessa o movimento,  o gel torna-se menos líquido, o que ajuda a mantê-lo  espalhado pela banda de rodagem.


Funcionamento do Selante Spreads Tire Seal * Motovisor

Com a motocicleta em movimento, a ação fluida da solução faz com que toda a superfície interna do pneu seja recoberta.

Quando um furo ocorre, a força centrífuga do pneu girando e a pressão interna de ar faz com que o gel, que possui a fibras em suspensão, seja forçado em direção ao furo, deixando vazar uma quantidade mínima para fora do pneu. Neste momento, as fibras se acumulam na área do furo reduzindo a vazão de ar.

Na medida em que o pneu continua a rodar, mais e mais fibras ocuparão a área do furo, se compactando e formando inúmeras camadas responsáveis pela vedação definitiva do furo.

Como a proposta do produto é justamente não permitir que um pneu perfurado deixe o ar vazar, é possível que objetos perfurantes estejam presos ao pneu e o usuário sequer tenha notado. Por este motivo recomendasse revisões periódicas a fim de localizar tais objetos.

Ao encontrar um objeto perfurante, remova-o imediatamente, porém assim que removido, a motocicleta precisa ser imediatamente conduzida por cerca de 5 km de forma que o selante entre em contato com toda a superfície do pneu, executando assim a vedação conforme explicado.

A vedação é definitiva e dura pelo resto da vida útil do pneu, não necessitando de reparos ou substituição de câmaras posteriores.

A Vacina de Pneus Motovisor não prejudica as partes internas do pneu, não resseca a câmara de ar, não estraga o bico ou a válvula, não enferruja a roda e não desbalanceia a motocicleta (desde que aplicado nas quantidades recomendadas).

Como resultado de uma pressão de ar mais adequada e uma temperatura operacional mais baixa, pode-se obter um aumento de 20% a 30% na vida útil de seu pneu.

 
Principais benefícios no uso da Vacina de Pneus
1- Segurança contra perda de controle de direção.
2- Evita a parada na rua ou rodovia para reparar furos e troca de pneus.
3- Significativa economia de combustível.
4- Extensão da vida útil do pneu.
5- Aumento da disponibilidade do veículo.
6- Redução dos custos de manutenção.


Informações importantes sobre o Selante

1- Para melhor funcionamento do produto recomenda-se a aplicação em pneu e câmara novos.
2- Os pneus precisam ser inspecionados regularmente e os objetos perfurantes imediatamente removidos.
3- Foi constatado que 90% dos objetos perfurantes têm diâmetro de 2,54 mm. É importante observar que o produto veda furos maiores no centro da banda de rodagem e à medida que os furos se distanciam da banda de rodagem, diminui-se também o poder de vedação.
4- A eficiência do produto é maior em pneus sem câmara do que em pneus com câmara.

O Selante de Pneus Spreads Tire Seal * Motovisor, acaba com os 3 principais fatores de deterioração do pneu:

1- Corrosão das partes metálicas do pneu: Ocorre devido à infiltração de umidade no interior do pneu. Esta infiltração ocorre por dois motivos:
a) ar comprimido carrega consigo umidade.
b) falha no reparo feito com os métodos tradicionais.

A Vacina de Pneu soluciona este problema, pois contém em sua formulação agentes anti-oxidantes que impedem a corrosão das partes metálicas da roda e do pneu.

2- Perda de pressão por porosidade da borracha: A pressão dos pneus é um fator de extrema importância em sua vida útil. Conforme indicam os fabricantes de pneus em relatórios técnicos, quando o pneu trabalha com a pressão abaixo da recomendada, o centro da banda de rodagem do pneu curva-se em direção a roda provocando perda de aderência à pista e um desgaste muito maior dos pneus.

A perda de pressão pela porosidade da borracha é observada em todos os tipos de pneu. O Selante Spreads Tire Seal * Motovisor soluciona este problema vedando toda a área interna do pneu por onde o ar poderia escapar.

3- Aquecimento normal da banda de rodagem: Ocorre em razão do atrito existente entre o pneu e o solo, resultando em acúmulo de calor na banda de rodagem (pneu quente significa borracha mole, borracha mole desgasta mais rápido).

A borracha do pneu é um péssimo condutor de calor. O Selante Spreads Tire Seal * Motovisor auxilia na solução deste problema, pois em sua formulação temos o etileno-glicol, este componente atua como dissipador e condutor de calor para as laterais do pneu e a roda refrigerando assim a banda de rodagem.

Uma vez com a temperatura do pneu melhor controlada, tem-se um aumento significativo da vida útil do pneu.

Caso não ocorra a vedação, verifique itens abaixo:
- Objeto perfurante oleoso ou lubrificado.
- Quantidade de produto no pneu abaixo da recomendada.
- O pneu não rodou o suficiente para espalhar o produto.
- Furo lateral onde o produto não alcança.
- Rasgo, ruptura ou cordoalha danificada.
- Borracha estressada, pode ocorrer em pneus mais velhos.
- Dimensão da câmara de ar inapropriada para o pneu.
- Objeto perfurante com diâmetro acima de 6mm.
- Válvula com vazamento.