19 de nov. de 2008

Dicas de calibragem de pneus

Os pneus devem ser enchidos conforme as recomendações do fabricante do veículo, que sabe quais são as condições ideais de uso do veículo e dos pneus escolhidos para ele. Mas é comum que os pneus estejam descalibrados se o condutor não mantém a manutenção adequada. As três situações mais encontradas são: 

Excesso de Pressão: 
Causa alteração da área de contato com solo, diminuição da vida útil, desconforto, menor aderência com o solo e desgaste irregular no centro da banda de rodagem. O supertencionamento da carcaça deixa o pneu mais suscetível a cortes e impactos.

Falta de Pressão: 
Provoca alteração da área de contato com o solo, aquecimento excessivo, diminuição da vida útil, fadiga prematura da estrutura, quebras na carcaça, desgaste irregular nas bordas e aumento no consumo de combustível. Também pode provocar a quebra e separação dos componentes da estrutura do pneu.

Pressão Correta: 
Tem-se o contato perfeito com o solo, com desgate regular, aumento da vida útil e melhora o desempenho do motor com menor consumo de combustível.

Verificação da pressão: 
Deve ser feita semanalmente ou a cada 15 dias. Antes de longas viagens, faça uma checagem da pressão. Se for viajar com o veículo carregado, incremente a pressão de ar de 2 a 4 libras/pol, desde que este aumento não ultrapasse a máxima recomendada. Lembre-se de checar a pressão com os pneus frios, um pneu (de passeio por exemplo), dependendo do percurso percorrido e da velocidade a que foi submetido, demora de 1 a 2 horas para esfriar!

A tampa do bico da válvula: 
A tampa é um acessório extremamente útil, pois evita vazamento de ar e a penetração de umidade e impurezas, que danificam o núcleo da válvula.
Fonte: 
Site Técnica 4X4 
www.tecnica4x4.com.br

0 comentários: