6 de nov de 2010

Voltímetro de Leds

Pessoal,

Esse sistema é bem simples. São leds com restritores de correntes que ficam ligados nos sitema elétrico da moto. Possui intervalos de voltagem que vão de 10,5v até 13,5v. Somente 1 led acende por vez ou quando a faixa está mudando de x para y, x e y acendem juntos até que a faixa se subsequente se fixe.


Quando a moto é ligada na chave, sem virar o motor ele dá o intervalo que a bateria se encontra. Quando a moto é ligada ele indica a faixa de voltagem que a moto está dando o status de carregamento da moto.



Na maioria da motos, em 2000 rpm a moto tem que gerar entre 13 e 14v. Ele indicará no led de 13,5v se a bateria está está com 13,5v ou mais.

Caso o retificador esteja mandando mais carga do que deve para o sistema da moto, acenderá um led vermelho de cor vermelha, quando essa corrente chegar em 15v.

Resumindo as funções do voltímetro:
- Verifica a carga da bateria;
- Verifica se o sistema de carregamento (estator + regulador) está funcionando;
- Verifica que o sistema está recebendo mais carga do que deveria;

Ele não indica se o problema é no regulador ou no estator. Só verifica o sistema de carregamento da bateria. Para definição de qual o problema, deve-se fazer testes mais pontuais em cada peça. O importante é saber se o sitema de carregamento está OK.

Ele tem um tamanho bem pequeno:



Procurei esse medidor pois tive uma situação chata na Mirage que me deixou na mão de bobeira - se tivesse o voltimetro ou se a injeção tivesse um sensor de carga da bateria teria identificado o problema antes de enguiçar.

Meu retificador soltou da fixação da moto e caiu entre o quadro e a corrente de transmissão. Conforme o uso da moto, o dissipador e o circuito do retificador foram afetados mas eu não sabia, pois o mesmo fica em uma das laterais da moto. Ouvia um barulho mas não sabia onde era. Só fui saber quando fiquei sem bateria na rua. A injeção da Mirage tem 12 sensores que indicam n situações, mas não tem um indicador de carregamento nem de nível critico da bateria. Numa moto que depende 100% da bateria pra funcionar deveria ter um sensor mais apurado.

Andei pesquisando as motos com injeção em geral e vi que nenhuma delas possui esses 2 sensores.... O problema é geral!

O Anúncio é esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152723277-voltimetro-medidor-d-bateria-veicular-deltrnica-vb10-10-led-_JM



Lembrando que o anúncio não é meu! hahaha Não tem Jabá!

Abraços!

1 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Campeão! Show de Bola a sua dica. Pois a pouco tempo instalei dois farois auxiliares na minha Intruder e Eu ja havia pensado nisso em reduzir a carga sobre a bateria. Um forte abraço....