Pessoal,

Desculpem o grande hiato entre os nossos posts. Infelizmente o Intrudeiros é feito basicamente por experiências próprias e quando elas não existem o blog fica sem muitas novidades. Prometo recomeçar a postar no blog com mais frequência.

Bem,

Vamos lá: Hoje vamos falar um pouco de instalações elétricas utilizando Relê ou Relé.

Um relé é um estabilizador de corrente com um acionador magnético. Toda vez que passa corrente pelas bobinas do relê, um campo eletromagnético é gerado, acionando o relé e possibilitando o funcionamento do circuito.

Para as motos e carros, pode-se precisar de um relé para a instalação de farois, buzinas, amplificadores, aparelhos de som, ventoinhas, bombas de água... Inúmeras funcionalidades.

Recentemente quis instalar uma buzina diferente na minha moto e acabei tendo que aprender na marra como fazer a ligação.

Para quem não conhece, um relé automotivo tem essa cara:



Existem basicamente 4 pólos para se conectar o relé: 30, 85, 86, 87.


Para a instalação de uma buzina em uma moto, por exemplo, precisaremos de basicamente dos seguintes itens:

- 5 metros de fio 0,5mm2
- um Relé de 15 ampéres;
- um botão acionador;
- um soquete de fusível;
- um fusível de 15 ampéres automotivo;
- ferro de solda;
- fio de solda;
- espaguete termo retrátil;
- fita isolante;
- 2 pólos para fio;

Segue o modelo para ligação:



30 - ligar direto em um fio positivo na bateria;
85 - Ligar no interruptor acionador;
86 - ligar direto no 30 do relê;
87 - ligar no positivo da buzina


Espero ter ajudado a todos!


Abraços e boas estradas!


18 comentários:

Unknown disse...

Corringindo...

Esse tuto ta muito bom mesmo, mas ficaria melhor se voce pudesse colocar umas fotos dos esquemas, tipo ja no lugar entende>...

Duvida: Tem que ligar o 30(positivo) no 86 e 87? Ou somente no 86?

Daniel Reis disse...

Emerson,


Ligue somente no 86!

Se quiser mais dicas, mande um email!


Abração

Anônimo disse...

ola daniel segui as suas orientaçoes na instalçao do rele para buzina em moto,so que exclui a fusivel,quando a chave da moto sta desligada a buzina e acionada pelo interrupitor do punho,mas qndo viro a chave e acende o ponto neutro a interrupitor nao aciona o rele para funcionar a buzina,a e o fio negativo que vc sito da bateria ate a buzina e depois pro rele esse nem coloquei,depois conectei ele mesmo assim com ou sem a chave ligado nao funcionou,pode me orientar valeu

Anônimo disse...

pessoal,o meu relé tem o numero 30,85,87 e 87a.isso me complicou,será que o 87 poderia ser o 86 e o 87a seria o 87 comparando com o relé da foto ? se alguem puder me ajudar eu agradesso

jesteves disse...

pessoal,o meu relé tem os numeros 30,85,87 e 87a. isso me complicou,será que comparando com o da foto o 87 poderia ser o 86 e o 87a seria o 87 ? quem puder me ajudar eu agradeço muito

jesteves disse...

pessoal,o meu relé tem os numeros 30,85,87 e 87a. isso me complicou,será que comparando com o da foto o 87 poderia ser o 86 e o 87a seria o 87 ? quem puder me ajudar eu agradeço muito

jesteves disse...

pessoal,o meu relé tem os numeros 30,85,87 e 87a. isso me complicou,será que comparando com o da foto o 87 poderia ser o 86 e o 87a seria o 87 ? quem puder me ajudar eu agradeço muito

jesteves disse...

pessoal,o meu relé tem os numeros 30,85,87 e 87a. isso me complicou,será que comparando com o da foto o 87 poderia ser o 86 e o 87a seria o 87 ? quem puder me ajudar eu agradeço muito

jesteves disse...

pessoal,o meu relé tem os numeros 30,85,87 e 87a. isso me complicou,será que comparando com o da foto o 87 poderia ser o 86 e o 87a seria o 87 ? quem puder me ajudar eu agradeço muito

Daniel Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Melo disse...

Troca uma buzina da moto e colocar uma de carro da multa?

Daniel Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helton Geriz disse...

O fusível protege a peça do relé para ele não receber uma sobrecarga, a energia que entra no 86 e sai no 85, liga o relê permitindo que a corrente passe para a buzina. Neste caso ele apenas Aproveitou a mesma fiação que entrou no 30 para jogar no circuito 86., você também pode efetuar o acionamento do relé associado a chave da sua ligação no painel.

Helton Geriz disse...

Existe uma entrada e saída dá corrente no circuito do relê que o aciona, quando ele é acionado ele próprio permite a passagem da corrente do outro circuito. A chave do acionamento do painel deve fornecer energia para o acionamento do relé. E o interruptor da buzina associado no outro circuito do relê

Helton Geriz disse...

Existe uma entrada e saída dá corrente no circuito do relê que o aciona, quando ele é acionado ele próprio permite a passagem da corrente do outro circuito. A chave do acionamento do painel deve fornecer energia para o acionamento do relé. E o interruptor da buzina associado no outro circuito do relê

Helton Geriz disse...

O fusível protege a peça do relé para ele não receber uma sobrecarga, a energia que entra no 86 e sai no 85, liga o relê permitindo que a corrente passe para a buzina. Neste caso ele apenas Aproveitou a mesma fiação que entrou no 30 para jogar no circuito 86., você também pode efetuar o acionamento do relé associado a chave da sua ligação no painel.

Helton Geriz disse...

Existe uma entrada e saída dá corrente no circuito do relê que o aciona, quando ele é acionado ele próprio permite a passagem da corrente do outro circuito. A chave do acionamento do painel deve fornecer energia para o acionamento do relé. E o interruptor da buzina associado no outro circuito do relê. O que você pode tentar fazer é verificar no manual do relé a entrada e saída do circuito de acionamento.

Unknown disse...

Oque acontece se ligarmos uma Buzina de carro numa Moto sem Relé?