Aproveitando a grata onda de discussões sobre segurança no trânsito e nas estradas, publicamos aqui as dicas presentes na cartilha educativa que está sendo entregue pela Concessionária Autoban aos motociclistas durante a campanha “Motociclista Consciente Evita Acidente”.

O objetivo da empresa é incentivar o lema de “pilotagem com responsabilidade” que, se obedecido, contribuirá decisivamente na diminuição dos índices de acidentes.

Confira as dicas:

Ande sempre no centro da pista e mantenha distância segura
Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o motociclista tem o direito de ocupar o mesmo espaço de um carro na pista. Por isso, evite trafegar pelos chamados “corredores” nas rodovias. Sempre mantenha distância segura do veículo à frente.

O cerol pode ser fatal. Cuidado!
Só quem tem uma moto sabe o quanto é arriscado ter pela frente uma linha de pipa com cerol. Além de ser muito difícil ver a linha de longe, ela fica totalmente transparente, aumentando o perigo. Todo cuidado é pouco. Instale na sua moto a antena que previne acidentes com linhas de pipa.

Olhe sempre além do carro que está à sua frente
Se o carro à sua frente frear de repente, você precisa frear quase ao mesmo tempo. Por isso, amplie o seu campo de visão olhando bem adiante. Você poderá prever a possibilidade de acidentes e decidir com rapidez o que fazer em situações de risco. Nunca fique “colado” em outros veículos para aproveitar o vácuo.

Não trafegue pelo acostamento
Além de cometer uma infração gravíssima, trafegar pelo acostamento pode colocar em risco a sua vida e a de muitos pedestres. O acostamento é para ser utilizado somente em caso de emergência. Por exemplo: por problemas mecânicos na sua moto, se furar um pneu, etc.

Mantenha o farol ligado. Mesmo durante o dia!
Nada garante que os outros motoristas estejam vendo você. Portanto, redobre a atenção; veja e seja visto. É obrigatório transitar com faróis acesos durante o dia e usar refletivos no capacete. De preferência, use roupas de cores claras, principalmente à noite.

Ultrapasse com segurança
Nunca ultrapasse pelo corredor, pois o espaço entre os carros é muito reduzido. Ultrapassar pela direita nem pensar, já que os outros motoristas podem não ver você. Em pistas rápidas, mantenha-se à direita e facilite as ultrapassagens dos outros veículos. Mantenha distância de ônibus e caminhões.

Redobre a atenção em caso de chuva, neblina e mau tempo
No caso de chuva ou neblina, reduza a velocidade e redobre sua atenção. Além do risco de derrapagem na pista molhada, a sua visão pode ficar prejudicada. Em situações mais críticas, deixe a estrada, pare a moto e espere o tempo melhorar.

Não pegue o vácuo
É alto o risco de colisão traseira devido à proximidade do veículo à frente e pela diminuição de visibilidade. Ao sair do vácuo, o risco de queda também é maior.

Não reboque outra moto
Ao emparelhar com outra moto, as chances de desequilíbrio e queda aumentam significativamente.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br

0 comentários: