13 de out de 2008

Regras para o Garupa

Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do moto turismo que é o/a GARUPA. Eu ando sempre com minha mulher e como ela andou de garupo pela primeira vez comigo e nunca andou em aoutra garupa foi facil a adaptação.

Aqui segue algumas regras que usamos:

1. Nunca subir ou descer da moto, sem avisar o condutor. Já fui desiquilibrado e vi muitos motociclistas serem desequilibrados assim, sobretudo se o piso é irregular, ou ainda se a moto está carregada.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento.

3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás, ajeitar a posição sem prévio aviso.

4. O garupa é o tesoureiro do veiculo, no tocante ao pagamento de pedágios. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. O garupa pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras (pedais de apoio) torna a moto mais estável.

6. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.

7. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada na coluna.

8. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

9. Nas freadas e arranques, deve apoiar-se nas alças e não no condutor.

10. Quando a moto parar, não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra. Deixe que o condutor cuide disso.

11. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor, evitando assim a oscilação.

12. O garupa está, rigorosamente, proibido de tentar verbalmente conduzir a moto dizendo "vai mais devagar". "olha esse carro", "olha aquele carro", "sai dessa reta". Isso desvia a atenção do condutor e pode causar um acidente.

13. Não esquecer, que a partir dos 70-80 Km/h, acaba a conversa, pois o vento não deixa ouvir nada.

14. Aos 100 Km/h, não deve acenar nem colocar os praços para fora, isso pode desequilibrar a moto, ou um outro veiculo acertar seu braço. Acima dessa velocidade evite tambem calçar luvas, ajeitar o capacete e/ou os óculos, pois tudo isso pode voar num golpe de vento.


Fonte:http://edmundomoura.multiply.com/journal/item/19

1 comentários:

Roberto Tailor disse...

Fala Fabio!
Sou um intrudeiro e gostaria de estar em contato com vcs. Pode me adicionar no msn e no orkut?

rftailor@gmail.com
e no orkut procura por Roberto Tailor

Valeu!