Pessoal,

Passei por um problemão com a minha intruder essa semana!
Por displicência minha (apesar de colocar posts e mais posts falando disso! hehe), deixei minha água da bateria secar....

Vamos aos problemas:
- Bateria: Primeiramente tive um problema na bateria pois não estava completando a água e minha lanterna traseira estava com problemas deixando a luz do farol alto sempre ligada. Resultado: Descarreguei a bateria inteira!
Ao trocar a bateria, coloquei a bateria nova, uma bateria da Brandy (pela bagatela de 109 reais).
Mas o problema não terminou ai...
- Vela: Tive problemas também com a vela, que estava nas últimas, (muito preta) e não estava sustentando o motor ligado. O problema é que após trocar a vela, ainda assim a moto continuou com problemas.....

A moto em baixas e em altas rotações, quando acelerada engasgava, mesmo com gasolina no tanque e com o afogador ligado.

Beleza, troquei a bateria! Que felicidade! tudo bem novamente! mas....

1 semana depois de trocar a bateria, ela descarregou... buáaaaaa
Não entendi nada, pois fiz todos os passos recomendáveis pelo fabricante. Desesperado, levei num mecânico de elétrica e ele falou que poderia ser problema no regulador de voltagem da moto. O Regulador funciona como um carregador da bateria. Ele repõe a carga da bateria que é gasta com a parte elétrica da moto. O regulador só funciona quando a moto está ligada.

O regulador é essa peça preta (fixada com 2 parafusos) atrás do carburador. Ele precisa ser refrigerado, pois esquenta muito, por isso está mais exposto.

Pra confirmar toda essa palhaçada liguei pra minguém menos q JD! Ele mesmo! Consultoria direto de Sampa!
E o pior... Ele falou a mesma coisa! Era o regulador!

Comecei a chorar, pois nesse final de ano, gastar mas uns 200 paus com a motoca ia ser muito triste... Logo agora que iria comprar meu banco da road king!

Bem, depois de muita maracujina fui ao pai dos burros da internet (o google) e achei um cara no fórum da fazeronline.com.br com o mesmo problema que eu...

Ele tinha as mesmas falhas relatadas por mim e ficou de comprar um regulador novo. Mas antes deu uma revisada na fiação que faz a ligação entre o regulador e o chicote elétrico da moto. Quando inspecionou.... Meu Deus!
As conexões estavam podres! É isso ai! PODRE! Gente, quando vi que poderia ser esse problema corri pra debaixo do meu banco.... Fui sedento abrir o banco!


Inicialmente o conector estava assim, bonitinho....


Quando abri o conector.... veio sem uma parte! Jesus!


Detalhe da corrosão do conector! Foi ele!


Detalhe do contato elétrico corroido;


Detalhe do conector macho;

E...... ERA O MESMO PROBLEMA!

Pessoal, o conector do regulador estava totalmente queimado! Não sei o que aconteceu, pois tinha sinais também de curto....
Resultado: Troquei as conexões do regulador e tudo voltou a funcionar. ufa. Que sorte

Contei essa história pra alertar a vocês sobre um problema que pode aparecer nas nossa motos. Como temos uma moto muito pequena, alguns componentes elétricos ficam expostos, gerando problemas futuros, pois os contatos elétricos oxidam com facilidade e como os conectores isolam os contatos elétricos não sabemos do estado das conexões.

É muito importante que façamos sempre inspeções nos componentes elétricos para que não percamos dinheiro em lojas de moto.

Pessoal,
Tenho certeza que se tivesse levado a Gertrudes em qualquer mecânico aqui no rio ele iria condenar imediatamente o regulador e mandaria eu comprar um novo (170 reais) ... e iria morrer num preju não só das peças mas também da mão-de-obra (por volta de 80 reais), que nesse caso não seria necessário. Bastava somente uma inspeção, como aquelas que fazemos quando o computador não liga: VERIFIQUE OS CABOS! hehe


Em 17 de janeiro de 2009 o "blog do dodo" contribuiu retificando o nome do regulador, que erroneamente estava "estator".


Bem,

Espero ter contribuido com informações!

Abraços


14 comentários:

Anônimo disse...

Porra Daniel q foda hein? Boa informação essa a sua, vamos ficar atentos p/ esse tipo de situação um fato um pouco semelhante na minha intruder foi após dois meses de uso o cabo do tacômetro quebrou pq simplesmente ficou podre, pode c/02 meses? temos q ficar atentos! sem mais! Que todo fiquem na paz!
Junior Liberdade-Fortaleza-Ce

Daniel Reis disse...

Valeu Junior! Espero ter ajudado a esclarecer alguma dúvida sua!


Abração!

Blog do Dodo disse...

Desculpe me corrigi-lo Daniel mas esse não é o estator se vc der uma olhada no manual de serviços da intruder que que esta em seu blog, e já agradeço pelo mesmo estava procurando que nem doido, essa foto que vc postou é do regulador de voltagem, e o mesmo deve ter torrado os terminais por sujeira, ou mal contato entre um e outro, o estator faz parte do alternador e vai junto com o magneto na tampa lateral esquerda do motor.
http://picasaweb.google.com.br/danielbizz/ManualDeServiO#5269969268650526546

Unknown disse...

Boa tarde !

Eu estou morando em SP agora. Esse JD que citou é o mesmo J Duarte do fórum motonline ? Poderia me passar o contato dele por e-mail por favor ? fredao(arroba)gmail.com

obrigado !

Anônimo disse...

poxa cara, estou com esse problema tbm em minha intruder, vou verificar os conectores dela, de repente... Valeu

Vinicius disse...

O cara estou com um problema parecido com a Princesa quando ando com os faróis desligados a bateria ate que carrega mas com eles acesos descarrega total vou verificar esses terminais que falou já troquei a bateria e foi R$ 100,00 quem sabe resolvo o problema sem gastar muito .Valeu cara.

Anônimo disse...

Minha Intruder começou a falhar quando ligo o farol e descarregar a bateria ontem mesmo fui verificar o regulador e por "sorte" antes de sair vi q o mesmo estava saindo fumaça foi questao de segundos ligado só a ignição tenho ela a 15 anos e ja troquei duas vezes o regulador mas sera q pode ser ele mesmo gostaria de saber a ideia de vcs abraços

Unknown disse...

Pessoal, se por um acaso não for problema com cabos, e for realmente o regulador, o da Tornado e o da Twister são os mesmos da Trudinha, caso J. Tolerdo não abasteça sua cidade com peças... pra isso a Honda até que presta...

André Pereira disse...

Galera olha só:
Amanhã vou dar uma olhada nos conectores do Regulador.
Tenho uma Intruder 250/2001.
O primeiro problema que ela mostrou foi na partida. Ela virava a chave, demonstrava as luzes acesas como se a bateria estivesse devidamente carregada e quando apertava no botão de partida dava só um barulho como se fosse um choque e ela não pegava. Ela pegava no tranco e não era sempre. Vezes ela pega e vezes não.
Um outro dia voltando do trabalho ela demonstrou um problema como se não tivesse carga o suficiente para acelerar. Ela pegava normalmente e mantinha-se em lenta funcionando, mas se eu acelerasse ela dava uns pequenos estouros e uns trancaços e não tem força para acelerar.
Uma coisa que percebi desde que a comprei era que volta e meia eu tomava pequenos choques ao encostar em determinadas partes metálicas da moto, mas não afetava no desempenho.
Mexendo nela, verifiquei que ao aproximar(sem encostar) uma chave teste próximo do cabo de vela e do cachimbo a luz da chave teste acendia.
Verifiquei que tentando fazer dar a partida, quando dava aquele barulho semelhante a um choque, uma ou outra vez saia uma faísca do polo neutro da bateria.
Valew, aguardo.

Linaldo disse...

Acabei de resolver meu problema aqui é uma 2003 o fio do chicote tava solto muito simples

Rodrigão disse...

Olá a todos os fã intruder eu sou o feliz proprietário de uma intruder 250 e o meu querido retificador foi pro saco devido a uma queda q tive, bom acho que foi isso então eu resolvi trocar ele por um q Tinha guardado de uma sucata q comprei agora a questão e ver se ele vai funcionar ou vai fazer como o outro q pegou fogo, Aida bem q tava perto de uma poça de água então joguei nele pra acalmar lo!!!!!

RebequeLeonardo disse...

Tenho uma 250 97, e ela tem esse mesmo problema. Aperta o start e não da partida, se eu esperar um boom tempo ela volta, porém dessa vez ela não ligou mais u.u
Tentei ligar no tranco tb, e olha que aqui em casa tem uma ladeira, pense no sacrifício pra subir ela de volta. Enfim não ligou, não sei o que aconteceu, mas esta com os mesmos sintomas da sua aparentemente. Vou dar uma olhada nesses conectores e no cabo do chico como a galera andou comentando.


Abç.

Unknown disse...

pq minha moto com farou ligado nao chega 14wats

Anônimo disse...

A minha está quase isso porem derreteu o conector e tbm quase pegou fogo no retificador oq pode ser???