21 de nov. de 2008

Motos com imposto menor

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem a redução do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) que incide nos contratos de financiamentos de compra de motocicletas, motonetas e ciclomotores. O corte, segundo o ministro, será de 3,38% para 0,38%. A novidade virá “o mais rápido possível por meio de decreto”, a ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nós estamos reduzindo esses 3% de IOF que incidem no crédito para a venda de motos. Ou seja, estamos barateando os custos desses financiamentos para estimular o consumo nesse mercado, que caiu, em função da recessão no crédito, e do aumento do custo financeiro”, anunciou Mantega.

Pelos cálculos de técnicos do Ministério da Fazenda, o governo deixará de arrecadar R$ 300 milhões por ano com a medida. “Mas, se você imaginar que teria uma queda nos financiamentos e vendas desse setor, o impacto (para os cofres do governo) é quase zero. Sem a medida, corre-se o risco de não ter a venda. Então, não seria faturaria mesmo”, acrescentou Mantega.

Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), principal representante do setor, mostram que as vendas de motos desabaram quase 25% em outubro, na comparação com setembro. Foi mais um estrago causado pela crise financeira global, que reduziu a liquidez (dinheiro disponível) e o crédito.

ENTRADA MENOR

O ministro da Fazenda informou ainda que teve, nos últimos dias, reuniões com executivos dos principais bancos que concedem financiamento para o setor de motos. Segundo Mantega, as instituições financeiras se comprometeram a reduzir o valor das prestações iniciais.

Antes da crise, cobravam 10% do valor total da entrada. Após o colapso internacional, passaram a exigir pelo menos 20%. “Eles (os executivos) se comprometeram a voltar a cobrar os 10% sobre o valor da entrada para ajudar a reativar o financiamento de motos de modo geral”, afirmou o ministro.


http://odia.terra.com.br/economia/htm/motos_com_imposto_menor_214115.asp

2 comentários:

Anônimo disse...

Daneil,

Perfeita!!!
To quase fecahndo a minha!!

Reinaldo

Unknown disse...

queria Fazer na minha mas to em duvida do banco tem baco pra pilo to e carona que deixe ela mais chopper?